terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Entrevista com Ana Paula Cavalcanti de Oliveira


O BLOG "Martins do POVO" em um batepapo bem descontraído conversou com a mais nova Enfermeira do Município Ana Paula Cavalcanti de Oliveira, 25, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, a jovem enfermeira falou dos seus projetos futuros, de como pretende implantar o seu método de trabalho no Programa de Saúde da Família - PSF, além do desafio de gerir o Centro de Saúde Municipal. Ana Paula é natural de Martins, filha de Francisco Gabriel Filho (in memorian), mais conhecido por Chico Patu e Maria das Graças Cavalcanti. Ana Paula tem dois irmãos e um deles, por coincidência, é Médico, o que evoca a afinidade de ambos para a área da saúde.

BLOG: Ana Paula, quando você sentiu que tinha afinidade com a área da saúde, mas precisamente a Enfermagem?
Sempre gostei dos cursos ofertados na área da saúde, tinha uma maior afinidade. No entanto, creio que o momento certo se deu quando descobri o papel desempenhado pelo Enfermeiro(a) na assistência, o seu processo de trabalho.

BLOG: A senhora tem algum projeto futuro além de trabalhar na área da enfermagem?
Sim. Especialização em Oncologia e Posteriormente Mestrado Acadêmico.

BLOG: O que te levou a aceitar o convite da Prefeita Olga de trabalhar aqui em Martins, tendo em vista, a senhora residir na capital Natal?
O desafio me motivou, não tenho dúvidas. Retornar a minha terra, agora como profissional da saúde, muito me orgulha. Creio que o desejo de por em prática uma saúde melhor, mais humana, mais acolhedora, me motivou a aceitar o convite da prefeita Olga Fernandes.

BLOG: E nesses primeiros dias de gestão como está sendo a experiência de trabalhar em sua cidade natal?
A experiência é gigantesca, difícil até de elencar com poucas palavras. Nesses primeiros dias, pude perceber e observar muitas coisas. Estou satisfeita de já estar pondo em prática alguns objetivos em pouco tempo de gestão.

BLOG: Além de Enfermeira da ESF de Martins a senhora também está a frente da direção do Centro de Saúde, não te assusta tanta responsabilidade?
A princípio me assustou, mas creio que ser Enfermeira muito me ajuda na parte administrativa, já que o Enfermeiro(a) no papel de gestor avalia, acompanha, planeja e desempenha. A minha formação acadêmica na UFRN foi fundamental, já que saímos bem preparados quando se refere a gerir.

BLOG: Sabemos que a Saúde Básica passa por vários problemas, tanto a nível Federal, Estadual e respinga em nossa serra, como a senhora pretende contribuir para melhorar ainda mais a saúde de nosso município?
Através da melhoria dos programas da Atenção Básica, alguns já implementados, e a implantação de novos. Além disso, desenvolver ações para capacitação dos ACS e auxiliares/técnicos de enfermagem, com vistas ao desempenho de suas funções junto ao serviço de saúde; oportunizar os contatos com indivíduos sadios ou doentes, visando promover a saúde e abordar os aspectos de educação sanitária; promover a qualidade de vida e contribuir para que o meio ambiente torne-se mais saudável; participar do processo de programação e planejamento das ações e da organização do processo de trabalho das unidades de Saúde da Família.

BLOG: A senhora já implantou sua rotina de trabalho no Centro de Saúde? E quais ações já foram desenvolvidas?
A rotina de trabalho ainda não foi totalmente implantada. Porém, atendimentos a gestante e a criança já estão com horários definidos. Até a próxima semana o cronograma já estará definido. É digno de nota que os demais atendimentos estão sendo realizados, no entanto, os definimos como demanda espontânea.

BLOG: Quais os projetos que a senhora deseja implementar aqui em Martins?
Temos que ter consciência que as equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família), funcionando adequadamente, são capazes de resolver 85% dos problemas de saúde da comunidade, prestando atendimento de bom nível, prevenindo doenças, evitando internações desnecessárias e melhorando a qualidade de vida da população. Assim, a princípio será intensificada a educação em saúde e dada uma atenção especial aos programas já implementados na unidade. 

BLOG: Como a senhora avalia as condições físicas das unidades de saúde da serra?
A unidade de saúde possui boas instalações, com equipamentos novos, salas climatizadas e fornecimento de material para as diversas atividades desenvolvidas. 

BLOG: Agradecemos sua disposição e atenção em nos conceder essa entrevista e deixa o espaço aberto para suas considerações finais.
Sim. Mesmo em pouco tempo de gestão, creio que as mudanças mesmo “pequenas”, são visíveis. Avalio meu trabalho como desafiador e que será posto em prática aos poucos. A cada dia este será desenvolvido de forma responsável e principalmente humana. 

3 comentários:

  1. Parabéns prefeita Olga Fernandes pelas novas contratações. Tenho certeza que as novas equipes que se formaram e a nova direção trará melhoras na saúde. Ótima entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a entrevista.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo em pouco tempo,frente ao PSF e Diretoria, já demonstra ser uma excelente profissional.

    ResponderExcluir