terça-feira, 16 de abril de 2013

Prefeita Olga em audiência com Henrique Alves


Reunido nesta terça-feira com prefeitos do Rio Grande do Norte, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou que ter obtido na Conab a garantia de que um carregamento de 12 mil toneladas de milho chegará ao Estado no dia 6 de maio, por navio, como parte da remessa (de 28 mil e 500 toneladas) prevista para atender as necessidades dos meses de abril e maio. Logo depois, por via rodoviária, chegará a remessa restante, de mais 16.500 toneladas.

Henrique explicou aos prefeitos reconhecer que o ideal seriam 40 mil toneladas. Mas, ressaltou não ter sido possível obter agora, até porque, em virtude de outros compromissos, não pôde participar da reunião que definiu a distribuição. Espera, entretanto, que o RN venha a ser compensado quando da definição das quantidades destinadas aos meses de junho e julho.

Durante a reunião de hoje na Presidência da Câmara, os prefeitos deixaram claro que a maior preocupação de todos, no momento, é com as consequências deixadas sobre a longa estiagem que se abate sobre o Estado.

Henrique disse aos prefeitos que vem desenvolvendo uma série de gestões com o objetivo de estabelecer melhores condições para que o Governo do Estado e as Prefeituras possam enfrentar com menos atropelos essa realidade. Uma delas, foi a recente reunião que manteve com os deputados estaduais e da qual resultou a marcação de audiência com a direção do Banco do Nordeste em Fortaleza, a ser realizada na semana que vem.

“Pedi aos deputados estaduais que levantassem questões pontuais com a maior profundidade, a fim de que possamos obter do Banco uma resposta para cada uma delas”. A título de exemplo, o ex-deputado Patrício Júnior, marido da prefeita de Martins, Olga Fernandes, lembrou o caso de agropecuaristas que obtiveram crédito rural junto à instituição oferecendo como garantia parte do seu rebanho e que, encontram-se sem condições de resgatar o compromisso. “Qual a saída, se além de ter tido sua capacidade de produção anulada pela seca, também vê o seu rebando ser exterminado?”.

Com relação à perfuração e instalação de poços tubulares, o presidente da Câmara assinalou ter obtido junto à FUNASA a confirmação de que 300 já foram autorizados, mas acentuou que está empenhado em obter a autorização para mais 800, o que totalizaria, a curto e médio prazos, a perfuração de mais 1.100 poços em vários municípios.

Fonte: Blog de Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário