segunda-feira, 29 de julho de 2013

Programa “CAMA E CAFÉ” reforça o clima de hospitalidade do município serrano potiguar



Não será por falta de hospedagem que o turista vai desistir de conhecer ou rever o “Festival Gastronômico de Martins – 10 anos”, que acontecerá de 1º a 4 de agosto. A prefeitura local está reforçando uma tradição do município que é a hospitalidade, reativando o projeto Cama e Café, uma ideia que surgiu a alguns anos através de uma parceria com o SEBRAE. No site da prefeitura (www.prefeiturademartins.com.br) e blog (http://martinsdopovo.blogspot.com.br) está publicado um cadastro detalhado de todas as residências disponíveis para alugar, com número de telefone, nome do proprietário, endereço e informações sobre número de quartos, estrutura e serviços. Até o momento são 41 casas disponíveis para os turistas que optarem por dividir com amigos ou a família o clima caseiro serrano.

O Festival de Martins é considerado um importante símbolo do calendário cultural e turístico do Rio Grande do Norte. Este ano completa dez anos de criação e oito edições realizadas (2012 e 2010 não aconteceram). Em uma década, milhares de pessoas subiram os 745 metros de altitude para prestigiar o evento no bonito município do médio oeste. O Festival de Martins se destaca por congregar a população local, gente das cidades vizinhas, turistas potiguares e de estados vizinhos e profissionais da gastronomia em torno da valorização da culinária local e das novas experiências gastronômicas. O Festival é realizado pela Prefeitura municipal de Martins e pela Lógica Eventos Culturais. Conta com patrocínio também da Flor de Sal (Cimsal), Vinhos Canessa e Montanares e Ambev. A produção é da Lógica Eventos Culturais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS

O festival acontece na Praça Almino Affonso, centro de Martins, e reúne uma estrutura de cozinha e lounge, cozinha show, degustação-show, bares, restaurantes; e também atividades como concurso gastronômico e oficinas interativas para o público. O concurso vai ocorrer à tarde. Já as oficinas vão começar a partir das 19h até 0h30. O espaço que recebe a maior plateia do evento, um pavilhão de 10m x 25m2 batizado de “Cozinha-Show”, terá chefs convidados que se revezarão em 12 oficinas e palestras. Entre os nomes de Natal estarão Ítala Selda (Pecado da Gula Ateliê Culinário), Severo Marques e Roberta (Dois Vinhos e Gastronomia), Márcio Freire, Rodrigo Santana, François Schimtt (consultor geral); Sanylle Faraj (coordenadora gastronômica), Adriana Lucena (Taiá Bistrô), chef Daniel Cavalcanti, sommelier Fabiana Del Onder. 

A degustação-show, pequena tenda anexa onde os chefs comercializam pratos a R$ 5,00, terá um menu diferente a cada dia. Os restaurantes que montarem suas estruturas também vão criar um prato do festival que será comercializado a R$ 10,00.  

No concurso, sete profissionais recém-chegados ao mercado participarão do desafio: criar um prato utilizando os peixes de água doces mais conhecidos e consumidos da região, como o tucunaré e a tilápia. “Queremos incentivar a gastronomia sustentável, desde a horta de fundo de quintal até o consumo dos produtos locais”, lembra a chef Sanylle Faraj, coordenadora gastronômica do evento. Para isso os competidores receberão da produção a espécie de pescado que cada um escolher. Além do ingrediente principal, ganharão um cesto para as compras na feira orgânica do mercado municipal. Os chefs também poderão utilizar ingredientes da alta gastronomia, como um bom azeite, manteiga etc.

Durante o dia, os visitantes e turistas poderão conferir os mirantes do Canto, da Carranca e Mãe Guilê, as obras do primeiro teleférico do RN, Casa de Padra, o Museu Cultural Demétrio Lemos, Museu Histórico de Martins, Edifício Pax, Largo Ramundo Nonato (Antiga Rua das Pedras), Casa de Agá Fernandes, Museu Júnior Marcelino, Nicho Nossa Senhora do Livramento, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Cachoeiras de Umarizeira, entre muitos outros locais.

Fonte: Fatonovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário