terça-feira, 12 de novembro de 2013

Hino Oficial do Município de Martins é escolhido em concurso


































Ocorreu neste domingo, dia 10 de novembro, às 19 horas, na Casa de Cultura Popular, a final do Concurso Público para a escolha do Hino Oficial do Município de Martins, que se deu através da seleção de letra e música de autoria inédita.

A Prefeita Olga Fernandes nomeou a Comissão Organizadora composta pelos Servidores Francisco Eduardo Oliveira de Figueiredo Lobo (Controlador Geral do Município), Pedro Rodrigues da Fonseca Neto (Secretário de Assistência Social) e Uilame Júnior de Paiva Silva (Secretário de Turismo e Meio Ambiente). 

A comissão organizadora foi responsável pela divulgação do edital, inscrição dos candidatos, coordenação dos trabalhos da comissão julgadora e organização da apresentação pública. No mesmo ato também foi nomeada a Comissão Julgadora, composta por pessoas de reconhecido saber histórico, musical e literário, assim formada: Hélia de Oliveira Silva, Francisco Marcelino Júnior, Luiz Leite Neto e Paulo Henrique Albino de Lima – Maestro auxiliar da Orquestra Sinfônica do Estado do Rio Grande do Norte, indicado pela Fundação José Augusto como seu representante.

A comissão julgadora foi responsável pela avaliação e escolha do hino vencedor. Foram inscritos dois trabalhos, um de Cléder Renato Resende Lucena, sendo letra e música de sua autoria, e outro de Cláudio Henrique de Oliveira, sendo a letra de sua autoria e a música de autoria de Gilson Nogueira Campos e Raul Carlos Varela Marinho. 

As apresentações das composições aconteceram no auditório completamente lotado. A composição de Cláudio Henrique de Oliveira teve como interprete Silvana Soares, e a de Cléder Renato Resende Lucena teve como interprete Jorge Luiz. Após as audições os jurados se reuniram em sala reservada para análise e votação, sob a presidência do Senhor Paulo Henrique Albino de Lima. 

Foram considerados no julgamento vários critérios, entre eles a originalidade, o estilo, a beleza, a melodia, a harmonia, o ritmo e a singularidade da música, o tempo de execução, os aspectos lingüísticos-literários, a adequação do tema, a facilidade de comunicação, a interação com a melodia, a gramática correta, com linguagem ao alcance de todos e coerência da obra (letra e música). Os julgadores mencionaram na avaliação, em vários momentos, o alto nível das letras. Analisados todos os requisitos, após vasta reunião, a Comissão anunciou o resultado, através do Senhor Paulo Henrique Albino de Lima, consagrando-se vencedora a composição de Cláudio Henrique de Oliveira.

Após o anúncio oficial, a Prefeita Municipal, Olga Fernandes, entregou a premiação a Cláudio Henrique de Oliveira, e em seguida enalteceu, nas suas rápidas palavras, o fato de que os dois trabalhos eram de altíssima qualidade, parabenizando os dois participantes pelas belas composições que demonstraram, claramente, grande amor a Martins. 

A Prefeita ainda esclareceu que após este evento, enviaria projeto de Lei para Câmara Municipal, tornando a composição o Hino Oficial do Município de Martins. O público presente ao evento se mostrou bastante emocionado com a escolha, pois o poema trouxe citações históricas, com enfoque as origens, fauna, flora, solo e aspectos econômicos e sociais do Município. A partir da aprovação da lei, o Hino passará a integrar o conjunto de símbolos municipais, tais como a bandeira e o brasão oficial. 

O Governo do Povo vem promovendo gradativamente ações que promovem a cultura e protegem as nossas tradições da nossa gente, garantindo a preservação da nossa história para as futuras gerações.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário