quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Martins saúda Nossa Senhora da Conceição

Matéria do Jornal Gazeta do Oeste - Veiculada nesta Terça-Feira, 07 de janeiro de 2013.


A tradicional procissão de fiéis encerrou ontem, depois de dez dias, as festividades em homenagem à padroeira de Martins, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Neste ano a população martinense pôde observar inúmeras mudanças na estrutura da quermesse e a cidade foi antecipadamente preparada para homenagear a sua padroeira.

Uma das novidades neste ano foi a realização da 1ª Feirinha Nossa Senhora da Imaculada Conceição. O evento ocorreu na Praça da Matriz e reuniu funcionários de todas as secretarias municipais em torno do preparo e comercialização de comidas regionais e bebidas com toda a renda arrecadada convertida em doação para a Paróquia da cidade.

Em virtude das festividades, a cidade serrana recebeu no final de semana passado turistas de várias cidades potiguares e de outros Estados do País, fato que agrada o setor hoteleiro que obteve lotação máxima nos últimos dias. Além de pousadas e hotéis, comerciantes e empresários donos de lanchonetes e restaurantes também contabilizam os lucros obtidos nos dias de festa, especialmente no final de semana passado. O impulso dado ao comércio local também é ressaltado pela prefeita de Martins, Olga Fernandes, como sendo um dos pontos positivos da festa da padroeira, que já integra o calendário oficial de eventos culturais da cidade. "Sabemos que o lado religioso é muito importante nesta festa, é o que move o evento, mas também não podemos deixar de destacar o quanto a cidade, que é turística, ganha nos dias de realização da mesma. Todo mundo está satisfeito. Do pequeno vendedor ambulante aos donos de hotéis e pousadas porque o turismo ganha muito com esse tipo de manifestação", disse a prefeita.

Para a realização do evento, Olga Fernandes conta que, pela primeira vez, a Prefeitura chamou seus servidores para abraçar a causa e se unirem para participar ativamente das comemorações. "Resultado desse engajamento foi a nossa 1ª Feirinha de Nossa Senhora da Conceição com renda totalmente revertida para a Paróquia. Os servidores da Prefeitura fizeram tudo, da organização as vendas e isso é muito importante para a nossa paróquia, que será beneficiada com a doação. Além disso, promovemos a união, o trabalho voluntário entre todos nós que fazemos parte da Prefeitura de Martins", completa.

A limpeza da cidade foi outro ponto de destaque da prefeita. Para manter as ruas limpas durante as festividades, principalmente após os shows artísticos ocorridos durante todas as noites, foi montado um esquema com os garis para que nenhuma rua ficasse suja. "A limpeza de nossa cidade tem sido levada muito a sério desde que assumi a Prefeitura de Martins e durante as festividades da padroeira não ia ser diferente. O bom disso tudo também é que os servidores abraçaram essa causa e o resultado que podemos ver é todas as ruas limpas", comemora.

Para a parte social da festa, a prefeitura também reforçou o asfalto da rua onde o palco principal foi montado e ocorreu os shows artísticos. Um dos últimos, realizado no domingo passado, chegou a reunir um público de mais de oito mil pessoas para se divertir com as bandas que tocaram forró até as 7 horas de ontem.

Com o governo municipal dando uma nova roupagem à festa da padroeira, a população demonstrou apoio às ações realizadas ao longo dos dez dias. "Essa aprovação é muito importante para mim como prefeita porque é o resultado de muito empenho de nossa equipe. Esse reconhecimento é uma espécie de incentivo, é um estímulo para as próximas festas que virão. Ando pelas ruas, na praça e as pessoas vêm me cumprimentar, me parabenizar pela estrutura que conseguimos montar. Isso não tem preço. Já fico pensando no que iremos fazer para a festa do próximo ano", diverte-se a prefeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário