quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Reunião com representante da FUNDEP







Na manhã desta terça-feira, 14, às 8 horas, no Auditório da Secretaria de Educação, aconteceu reunião com representante da FUNDEP, Júnior Barros.

A reunião teve como objetivo divulgar e iniciar a 2ª Etapa do Projeto Monumento Natural Cavernas de Martins.

O objetivo básico desta etapa do projeto é fortalecer o processo de divulgação do projeto através da produção de mídia impressa e digital, além da divulgação através das rádios locais. Busca-se disseminar as informações do projeto, o andamento deste, bem como sensibilizar toda comunidade sobre a importância do projeto e da conservação do patrimônio natural de Martins, constituído principalmente de cavernas, vegetação bem conservada e única na região, além de espécies ameaçadas de extinção. 

Será dado início à execução de ações de Educação Ambiental e sensibilização comunitária, através da realização de oficinas temáticas, seminários, peças teatrais e reuniões com os atores sociais relacionados com a área pretendida para criação do Monumento Natural. 

O Monumento Natural Cavernas de Martins será uma Unidade de Conservação da Natureza, integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, instituído pela Lei Federal 9.985/00. 

O diagnóstico ambiental da área identificou diversos atributos naturais que necessitam de proteção especial, além de um grande potencial para desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo de aventura, recreação em contato com a natureza, visitação turística e educacional. Até o momento foram encontradas 92 cavidades naturais (entre cavernas e abrigos). 

O Projeto é executado pela Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar – Fundep, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN – IDEMA, Prefeitura Municipal de Martins e a Universidade Potiguar – UNP. Os recursos são objeto do “Tropical Forest Conservaction Act” – TFCA, acordo bilateral entre o Governo dos Estados Unidos e o Governo do Brasil, tendo o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio como a Secretaria Executiva da conta. (mais informações no site do FUNBIO / TFCA). 

De Martins participaram os Secretários de Turismo e Meio Ambiente, Uilame Júnior, Cláudio Henrique, Educação, Pedro Rodrigues, Assistência Social, Vicente Dias, Agricultura, e Nilson Liberato, Funcionário da Secretaria de Agricultura.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário