segunda-feira, 10 de março de 2014

Vacinação contra o HPV




Nesta terça-feira, 11 de março, todas as escolas do município receberão visitas de profissionais da Estratégia de Saúde da Família – ESF, através do Programa de Saúde da Escola - PSE para abordagem sobre a Vacina HPV.

Na ocasião, adolescentes de 11 a 13 anos receberão todas as orientações sobre a importância da vacina como medida preventiva ao Câncer do Colo do Útero.

A Prefeitura de Martins por meio da Secretaria Municipal de Saúde informam que a partir de quarta-feira, 12 de março, estarão iniciando a vacinação em todas as escolas.

É importante levar a caderneta de vacinação! Ela é o comprovante de que você foi vacinada.

Conheça o HPV:

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que pode permanecer no organismo durante anos sem você perceber. Pode evoluir para um Câncer como o do Colo do Útero, uma doença grave. No Brasil é a quarta principal causa de morte por câncer entre mulheres. 

Como o Vírus é transmitido?

A transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de infecção é pela via sexual. Isso é possível com uma única exposição.  Como muitas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo. Então, todo cuidado deve ser tomado para prevenir a transmissão do vírus.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário