sexta-feira, 28 de março de 2014

Trilhas Potiguares em Martins




A Prefeita de Martins, Olga Fernandes, participa, na manhã desta sexta-feira, 28, em Natal, da Assinatura do Contrato de Convênio e Compromisso com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN para o Projeto Trilha Potiguares.

Olga e demais prefeitos vinculados ao Trilhas Potiguares em 2014, participam deste ato, na própria UFRN. Em Martins, a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente está à frente do projeto. Uma reunião para apresentação do projeto em âmbito local será realizada no dia 04 de abril, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O Trilhas Potiguares consiste em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte, com até 15.000 habitantes. A ação em cada município participante constitui um Protejo de Extensão e o conjunto de municípios (projetos) forma o Programa Trilhas Potiguares.

Este programa tem por missão propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, a partir do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber, voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Os objetivos do Projeto:

1.       Identificar a realidade sócio econômica, cultural e ambiental dos municípios para a realização de estudos localizados direcionados à execução de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

2.       Desenvolver projetos em áreas e temas específicos que integrem professores, alunos, técnicos e lideranças comunitárias, utilizando como referencial os princípios de desenvolvimento sustentável, no sentido de contribuir para a transformação da realidade.

3.       Articular demandas de projetos específicos, de pesquisas ou extensão, para os municípios que possam ser desenvolvidos em parceria com os diversos setores da UFRN.

4.       Contribuir para o processo de qualificação social dos membros da comunidade acadêmica, oportunizando novos cenários de ensino-aprendizagem, troca de saberes e o desenvolvimento de uma consciência crítica acerca do seu papel social.

5.       Identificar lideranças locais e capacitá-las a fim de que se tornem agentes multiplicadores das ações desenvolvidas nas diversas áreas do Programa.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário