terça-feira, 29 de abril de 2014

Martins é destaque em capacitação sobre PICs em Natal


A Prefeitura de Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, enviou profissional para participar de capacitação sobre PICs (Práticas Integrativas Corporais), em Natal, mais precisamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, nos dias 23, 24 e 25 de abril.

O evento contou com representantes do Ministério da Saúde, bem como representantes da SESAP – Secretária do Estado da Saúde Pública, e profissionais de todos os municípios do estado.

Na oportunidade, representantes dos municípios do RN apresentaram projetos de Práticas Integrativas Corporais. Neste aspecto, Martins se destacou com a apresentação do Coordenador da Atenção Básica, o enfermeiro Elton Vale, que explicou e apresentou as Práticas Integrativas Corporais que são aplicadas nos programas de prevenção que o município dispõe para a população, dentre os quais: Yoga, Lian Gong, Meditação, Relaxamento, Reflexologia e Auto Massagem. Essas práticas são aplicadas nos Programas Martins Viva e Saudável; Abordagem e Tratamento do Fumante e o Menos Peso, Mais Saúde. 

Martins é referência no estado pelo trabalho que já vem desenvolvendo pelo NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) no município através da PICs, desta forma, a SESAP levará o projeto para o Ministério da Saúde para aprovação do órgão. Em seguida, o município poderá ser contemplado com recursos para compra de insumos, data show, computadores, etc.

De acordo com Elton Vale o evento foi muito gratificante e positivo, pois toda e qualquer informação referente à Saúde Pública e Bem Estar para a população tem que ser expandido em todos os horizontes. O profissional ainda informou que mais de 20 cidades do estado copiaram os programas idealizados pelo Município de Martins.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário