quinta-feira, 24 de abril de 2014

Prefeitura lança Campanha de Vacinação contra a Influenza


Neste sábado, 26 de abril, a Prefeitura de Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, lança o dia “D” da Vacinação contra a Influenza. A campanha em território nacional começou dia 22 e se estende até o dia 09 de maio. Em Martins, a imunização acontecerá neste sábado, 26 de abril, em vários postos de Saúde, tais como: Centro de Saúde, Posto de Lagoa Nova, Sítio Canto, Jocelyn Villar (CERB), COHAB (CRAS) e Jacu, a partir de 8 horas da manhã e vai até as 17 horas. A campanha estende-se até o dia 09 de maio.

Este ano, a campanha vacinará crianças de seis meses a menores de cinco anos. No último ano, a campanha focou no público de seis meses a menores de dois anos. A vacinação, ainda, estende-se a Idosos (pessoas acima de 60 anos), Gestantes (em qualquer fase da gestação), Hipertensos, Diabéticos, Trabalhadores da Saúde, Pacientes com doenças Crônicas - Asma, etc.
É importante lembrar de levar o cartão de vacinação.

Prevenção:

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e, segundo a SEMSA, é considerada como um problema de saúde pública no Brasil. É uma patologia que pode levar a complicações graves de saúde e ao óbito, especialmente em grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menos de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). Todos os anos, a influenza pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar de forma diferente às pessoas.

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta), ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação.

Vacine-se já!


Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário