sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Agentes de Endemias participam de capacitação sobre a febre Chicungunha




A Prefeitura de Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã desta quinta-feira, 18, na Sede da referida secretaria, capacitação com os Agentes de Endemias da cidade sobre “Chicungunha”.

A capacitação contou com a participação dos Agentes de Endemias da cidade de Serrinha dos Pintos, e foi ministrada pelo Técnico da FUNASA – Francisco Duarte.

Conheça a frebe chicungunha:

A febre chicungunha é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa. Recentemente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá.

O certo é que o chicungunha está migrando e chegou às Américas. No Brasil, a preocupação é que o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, têm todas as condições de espalhar esse novo vírus pelo País. Seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue. Em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o CHIKV para uma população que não possui anticorpos contra ele.

Embora os vírus da febre chicungunha e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes.

Na fase aguda da chicungunha, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

“É importante que a população tenha os mesmos cuidados que já vem tendo com a Dengue para que esse novo vírus não se espalhe causando mais danos à saúde de nossa gente, por isso a capacitação dos nossos agentes de endemias, que são os orientadores na sociedade, é primordial para tentar evitar essa proliferação”, destaca Frank Andrei – Secretário Municipal de Saúde.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário