quarta-feira, 30 de abril de 2014

Comunicado sobre o Feriado Nacional do dia do Trabalho


A Prefeitura de Martins, através da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, informa que não haverá antecipação de expediente em virtude do feriado nacional do dia do Trabalho.

Comunico outrossim, que as unidades administrativas do município de Martins terão expediente normal na sexta-feira, 02 de maio de 2014.

A medida justifica-se em razão da necessidade de manutenção dos serviços básicos essenciais oferecidos pela municipalidade, e em decorrência da grande quantidade de feriados que ocorrerão neste exercício de 2014.

Portanto, o feriado do dia 01 de maio ocorrerá como tal, tendo expediente normal no dia 02 de maio de 2014.


Assessoria de Comunicação Social

Mensagem da Prefeita Olga em homenagem ao dia do Trabalho


É tempo de trabalhar e também de reconhecer os esforços de nossos trabalhadores e trabalhadoras pelas lutas constantes empreendidas em favor de nossa Martins.

É momento de continuar avançando na qualificação profissional, vislumbrando sempre um amanhã cheio de expectativas e oportunidades.

Parabéns a todos os trabalhadores de nossa querida Martins!

Olga Fernandes – Prefeita de Martins

Assessoria de Comunicação Social

Arraiá na Serra 2014


A Prefeitura de Martins, através da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, informa aos representantes e organizadores das quadrilhas matutas dos bairros que participaram dos festejos do Arraiá na Serra 2013, que as inscrições para o evento em 2014 já se encontram abertas.

A Secretaria de Turismo já iniciou os preparativos para a realização de mais este grande evento aqui na cidade.

O Secretário Uilame Júnior comunica ainda que logo as inscrições estiverem atualizadas será marcada uma reunião para informar sobre o evento e datas de apresentação de cada bairro.

Assessoria de Comunicação Social

terça-feira, 29 de abril de 2014

Martins é destaque em capacitação sobre PICs em Natal


A Prefeitura de Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, enviou profissional para participar de capacitação sobre PICs (Práticas Integrativas Corporais), em Natal, mais precisamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, nos dias 23, 24 e 25 de abril.

O evento contou com representantes do Ministério da Saúde, bem como representantes da SESAP – Secretária do Estado da Saúde Pública, e profissionais de todos os municípios do estado.

Na oportunidade, representantes dos municípios do RN apresentaram projetos de Práticas Integrativas Corporais. Neste aspecto, Martins se destacou com a apresentação do Coordenador da Atenção Básica, o enfermeiro Elton Vale, que explicou e apresentou as Práticas Integrativas Corporais que são aplicadas nos programas de prevenção que o município dispõe para a população, dentre os quais: Yoga, Lian Gong, Meditação, Relaxamento, Reflexologia e Auto Massagem. Essas práticas são aplicadas nos Programas Martins Viva e Saudável; Abordagem e Tratamento do Fumante e o Menos Peso, Mais Saúde. 

Martins é referência no estado pelo trabalho que já vem desenvolvendo pelo NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) no município através da PICs, desta forma, a SESAP levará o projeto para o Ministério da Saúde para aprovação do órgão. Em seguida, o município poderá ser contemplado com recursos para compra de insumos, data show, computadores, etc.

De acordo com Elton Vale o evento foi muito gratificante e positivo, pois toda e qualquer informação referente à Saúde Pública e Bem Estar para a população tem que ser expandido em todos os horizontes. O profissional ainda informou que mais de 20 cidades do estado copiaram os programas idealizados pelo Município de Martins.

Assessoria de Comunicação Social

Programa de abordagem e tratamento do fumante


A Prefeitura de Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, preparou evento para finalizar e comemorar os resultados alcançados pelo 2º grupo do Programa de Abordagem e Tratamento do fumante. O Programa foi iniciado pela gestão, é pioneiro na região e obteve sucesso imediato, servindo de referência para outros municípios e, principalmente, por oferecer mais qualidade de vida aos participantes que deixaram de lado o vício do cigarro.

O evento aconteceu no Mirante do Canto e contou com a participação de vários profissionais da Saúde do Município, entre os quais: a Coordenadora do Programa e Enfermeira da ESF – Ana Paula Cavalcanti, Elton Vale – Enfermeiro e Coordenador do Programa, Nilvânia Galdino – Nutricionista do NASF, Fernanda Fernandes – Fisioterapeuta do NASF e o Médico da ESF, Yale Viana. Na oportunidade foi realizada práticas integrativas, orientações diversas e análise farmacológica.

De acordo com a Enfermeira da ESF, Ana Paula Cavalcanti, o Programa obteve resultados surpreendentes para todo o grupo. “Todos os participantes pararam de fumar, isso mostra a seriedade e compromisso dos profissionais da Prefeitura de Martins com seu povo”, diz a profissional.

Para Lúcia de Fátima – participante do programa. “O programa me proporcionou ser outra mulher sem o vício do cigarro. Obrigada a todos”.

O Programa terá continuidade nos próximos dias. Deixe o vício do cigarro! Maiores informações procurar Ana Paula no Centro de Saúde.


Prefeitura de Martins – Governo do Povo.

Assessoria de Comunicação Social

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Martins é conhecida como a “Campos do Jordão do RN”

Deu no BLOG de Robson Pires:

O município de Martins localiza-se a uma altitude de 745 metros sobre o nível do mar e uma distância de 377 km da capital Natal. Encravada no sopé da Serra de Martins, a cidade também é chamada de “Princesa serrana” ou a “Campos do Jordão do Rio Grande do Norte”, devido ao seu clima e ar puro agradável em contraste com o clima semiárido de outras regiões do interior do estado.

Além da paisagem natural, Martins também é lembrada pelo seu festival gastronômico, considerado o maior festival em gastronomia de rua do Brasil, pela Casa de Pedra, uma caverna com 100 m de comprimento e pela festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, que se realiza em dezembro. Martins tem um grande potencial turístico que passa pelas belas paisagens observadas dos Mirantes, banhos em cachoeiras na época das chuvas e caminhado em trilhas para quem gosta de “trecking”.


Há espaço também apara a prática do rapel ou observando o perfil de Cristo numa majestosa pedra; museus histórico, cultural e arqueológico; engenhos de cana e casas de farinha na época de funcionamento; obras de artistas pintores, escultores e ceramistas; construções antigas ao estilo barroco; imagens portuguesas; sobrado com varanda em pedra de cantaria; cachoeiras, cavernas, dentre outros tantos atrativos que não levaria muito tempo para descrever.

Teleférico




Vai custar 13 milhões de reais a obra de construção do teleférico que será construído na cidade de Martins entre o mirante e a casa de Pedra. O projeto arquitetônico é um espetáculo e irá alavancar ainda mais o turismo no município que é considerado de alto nível durante o ano todo.

Fátima Baliza: Eterna professora!

Crédito da Imagem: Vando Sousa

Homenagem da Prefeitura de Martins pelo falecimento de Dona Fátima Baliza – Bibliotecária do Município e conhecida por prestar relevantes serviços a Educação.

"Martins hoje despertou mais triste! Dona Fátima Baliza, pessoa muito amada e querida por todos os martinenses, virou uma estrela e foi brilhar junto ao Pai. Quantas saudades, ela vai nos deixar: uma pessoa de convivência fácil, de uma risada inconfundível, amável, prestativa e acima de tudo de um coração sem tamanho. Ao longo dos seus 60 anos, quantos não passaram por suas mãos, em suas aulas particulares? Quantos não tiveram o privilégio de receber seus ensinamentos? Crianças, jovens e adultos hoje choraram ao se despedir de nossa eterna professora, Fátima Baliza. Nos 16 anos que trabalhou como bibliotecária do município de Martins, sempre tinha um sorriso farto para todos que a procurava, lição de humildade e um ser humano exemplar, prezava seu trabalho de tal forma, que nunca chegou atrasada. O único dia em que se atrasou, foi hoje (dia de sua partida). Fátima Baliza criou um ciclo de amizade tão grande que Deus resolveu tirá-la de cena, silenciosamente. Pra quê despedidas? Se a nossa eterna Fátima viraria uma estrela no céu? Sua lembrança e seu exemplo acompanharão a todos para sempre. Brilhe junto ao Pai, Fátima! Aqui na Terra você cumpriu grandiosamente sua missão"!

Assessoria de Comunicação Social

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Culminância do Projeto “Alimentação Saudável” da Escola João Onofre










A Prefeitura de Martins, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, promoveu, nos dias 23 e 24 de abril, nas Escolas da rede Municipal de ensino, culminância do Projeto “Educação Nutricional nas Escolas” que trouxe o tema – Alimentação Saudável. O Projeto foi executado pela Nutricionista da Secretaria de Educação, Sara Roceli.

Na oportunidade, crianças da escola João Onofre apresentaram aos Pais o projeto desenvolvido, bem como a todos os presentes no evento.

Conheça mais um pouco sobre o Projeto:

A alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas estão sendo temas de projetos apresentados nas Escolas em todo o Brasil, e aqui no Município de Martins não está sendo diferente. Na escola, local onde crianças e jovens passam grande parte do seu dia, as ações de orientação de promoção da saúde constituem importante meios de informação e formação de hábitos. “Um cidadão que tem conhecimento do que consome na sua alimentação e pode fazer escolas mais conscientes, certamente terá uma vida mais saudável”, afirma a profissional.

É interessante ressaltar que os projetos, em sua maior parte, foram propostos com temas a serem trabalhados em todas as disciplinas do currículo escolar, estimulando os alunos à construção de conhecimentos que permitam avaliar seu modo de vida e a partir daí efetuar escolhas adequadas ao longo da vida.


Assessoria de Comunicação Social

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Prefeitura lança Campanha de Vacinação contra a Influenza


Neste sábado, 26 de abril, a Prefeitura de Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, lança o dia “D” da Vacinação contra a Influenza. A campanha em território nacional começou dia 22 e se estende até o dia 09 de maio. Em Martins, a imunização acontecerá neste sábado, 26 de abril, em vários postos de Saúde, tais como: Centro de Saúde, Posto de Lagoa Nova, Sítio Canto, Jocelyn Villar (CERB), COHAB (CRAS) e Jacu, a partir de 8 horas da manhã e vai até as 17 horas. A campanha estende-se até o dia 09 de maio.

Este ano, a campanha vacinará crianças de seis meses a menores de cinco anos. No último ano, a campanha focou no público de seis meses a menores de dois anos. A vacinação, ainda, estende-se a Idosos (pessoas acima de 60 anos), Gestantes (em qualquer fase da gestação), Hipertensos, Diabéticos, Trabalhadores da Saúde, Pacientes com doenças Crônicas - Asma, etc.
É importante lembrar de levar o cartão de vacinação.

Prevenção:

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e, segundo a SEMSA, é considerada como um problema de saúde pública no Brasil. É uma patologia que pode levar a complicações graves de saúde e ao óbito, especialmente em grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menos de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). Todos os anos, a influenza pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar de forma diferente às pessoas.

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta), ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação.

Vacine-se já!


Assessoria de Comunicação Social

Programa Martins Viva e Saudável


Neste domingo, 27 de abril, a Prefeitura de Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove mais uma edição do Programa Martins Viva e Saudável, com caminhada da Escola Agá Fernandes (Sítio Canto), até o centro, a partir das 7 horas da manhã.

O Martins Viva e Saudável é um programa que prioriza a qualidade de vida de seus participantes através de práticas esportivas, destacando-se caminhada orientada, alongamentos, exercícios aeróbicos, danças e ginástica. O Programa também é realizado exames de glicemia, aferição da pressão arterial e medidas antropométricas.

É a Prefeitura de Martins – Governo do Povo

Assessoria de Comunicação Social

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Início de mais dois Cursos do PRONATEC/BSM


A Prefeitura de Martins, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, comunica a todos os inscritos nos Cursos do PRONATEC/BSM, notadamente Recepcionista em Meios de Hospedagem e Camareira em Meios de Hospedagem, que as aulas iniciarão, nesta quarta-feira, 23 de abril, respectivamente na Escola Estadual Antônio João de Queiroz (Lagoa Nova), às 7h30min (manhã), e na Escola João Onofre, às 13h30min.

Assessoria de Comunicação Social

terça-feira, 22 de abril de 2014

Educação de Martins promove evento nutricional em escolas da cidade


A Prefeitura de Martins, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, promove nos dias 23 e 24 de abril, nas Escolas da rede municipal (CERBA, CEPAF, João Onofre e Padre Carlos), culminância do Projeto “Educação Nutricional nas Escolas”, que traz o tema central – Alimentação Saudável. O Projeto tem execução de Sara Rocele – Nutricionista da Secretaria de Educação.

Na oportunidade, as crianças apresentarão aos Pais o projeto desenvolvido, bem como todos os demais presentes no evento.

A alimentação equilibrada e a pratica de atividades físicas estão sendo temas de projetos apresentados nas Escolas em todo o Brasil, e aqui no Município de Martins não está sendo diferente. Na escola, local onde crianças e jovens passam grande parte de seu dia, as ações de orientação de promoção da saúde constituem importante meios de informação e formação de hábitos. “Um cidadão que tem conhecimento do que consome na sua alimentação e pode fazer escolhas mais conscientes, certamente terá uma vida mais saudável”, afirma Sara.

É interessante ressaltar que os projetos, em sua maior parte, foram propostos com temas a serem trabalhados em todas as disciplinas do currículo escolar, estimulando os alunos à construção de conhecimentos que permitam avaliar seu modo de vida e a partir daí efetuar escolhas adequadas ao longo da vida.

A Nutricionista ainda acrescentou que a inversão do padrão alimentar das famílias, que passaram a consumir mais alimentos gordurosos, com açucares, doces e bebidas açucaradas, em detrimento a ingestão de cereais, integrais, hortaliças e frutas, tem contribuído de forma negativa com a manutenção da vida saudável. E para fazer frente a essas mudanças, a educação nutricional, com a participação efetiva de toda comunidade escolar, formará cidadãos mais saudáveis e conscientes no município.

Assessoria de Comunicação Social

Martins sedia a 1ª Expedição da Serra MTB




A cidade de Martins, neste feriadão, sediou um dos principais eventos de aventura do ano, notadamente a 1ª Expedição da Serra de Martins MTB – Evento de Mountain bike.

O evento teve início na Praça Almino Afonso, centro da cidade, com destino a Ladeira da “13”, em que todos os adeptos da modalidade esportiva andaram em direção a Casa de Pedra. Em seguida, os participantes partiram em direção a RN 117, auge do percurso, para subirem a Serra de Martins.

O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na cidade. O MTB (Mountain Bike) é um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.

O evento contou com a presença de participantes de Natal, Mossoró, Fortaleza, Caraúbas, participantes de Martins, destacando-se Ramonn, Gean e Fabiano, além do incentivador do evento, Gilvan Neto.

A Prefeitura de Martins, mais uma vez, incentivou o evento, dando total apoio para sua realização.

Crédito das imagens: BLOG Trilheiros da Serra.

Assessoria de Comunicação Social

sábado, 19 de abril de 2014

Prefeitura distribui peixes para as famílias Martinenses






















Na manhã desta sexta-feira santa, 18, a Prefeita de Martins, Olga Fernandes, acompanhou a distribuição de peixes ofertada pela Prefeitura para todos os Beneficiários do Programa Bolsa Família, num total de aproximadamente 1500 pessoas.

Na oportunidade, os beneficiários receberam dois quilos de peixes, entre pescada e cavalinha. A Prefeitura adquiriu quase 6 mil quilos de alimentos, distribuídos entre Zona Rural e Urbana do Município.

O Secretário Municipal de Assistência Social, Pedro Rodrigues, participou da entrega do alimento e Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Vicente Dias.

Esta é mais uma ação da Prefeitura de Martins – Governo do Povo.


Assessoria de Comunicação Social

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Prefeitura distribui cestas básicas aos servidores da limpeza urbana da cidade











Na manhã desta quinta-feira, 17, na Sede do Executivo Municipal, a Prefeita de Martins, Olga Fernandes e o Secretário Municipal de Obras, Transportes e Infraestrutura, André Luiz, reuniram-se com todos os servidores da limpeza urbana da cidade.

Na oportunidade, mostrando toda atenção com essa classe de profissionais, a gestora não deixou passar a tradição da “Partilha” ao prestigiá-los com a distribuição de 36 cestas básicas. O encontro e a partilha são ações que refletem o verdadeiro significado da Semana Santa, quando acontece a morte e celebra-se a ressurreição de Cristo, ou seja, a Páscoa.

A Prefeita Olga afirmou que a Semana Santa representa o amor, a fé, a partilha, e neste período costuma-se compartilhar estas coisas uns com os outros, como gesto de União e Fraternidade.

Esta é mais uma ação da Prefeitura de Martins - Governo do Povo.

Assessoria de Comunicação Social