segunda-feira, 4 de maio de 2015

Prefeitura de Martins inicia campanha de vacinação contra gripe nesta segunda, 04 de maio


A prefeitura de Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira, 04 de maio, campanha de vacinação contra Influenza. A campanha de vacinação aqui em Martins tem início hoje, 04 de maio, e vai até o dia 22 de maio, tendo o dia 09 como dia “D”.

Aqui em Martins, a Secretaria de Saúde distribui vários pontos e vacinação como no Centro de Saúde e Unidade Básica de Saúde de Lagoa Nova. No dia 09, dia “D”, os pontos de vacinação serão no Centro de Saúde, Unidade Básica de Saúde de Lagoa Nova, no CRAS (COHAB), CERBA, João Onofre e Agá Fernandes (Sítio Canto). Na Zona Rural, a equipe da Estratégia de Saúde da Família – ESF marcará uma data para vacinação.

A vacina é disponibilizada pelo Ministério da Saúdee protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).  O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.

Também serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. A definição dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde, além de ser respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, cujo principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário