sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Prefeita Olga fez leitura da mensagem anual









A Prefeita de Martins, Olga Fernandes, compareceu na manhã desta sexta-feira, 19, na Câmara Municipal, para fazer a leitura da mensagem anual do executivo martinense. O ato, também, marcou o início das atividades do legislativo. 

No início do discurso, a gestora falou sobre a grave crise financeira gerida pelo Governo Federal que vem deixando os estados e municípios em dificuldade, uma vez que a maioria dos municípios sobrevive do fundo de participação dos municípios – FPM e, a cada mês, com as constantes quedas nas receitas, os municípios estão falindo e sem dinheiro para investir e garantir o básico para a população. “Essa dificuldade é advinda da política de desprestígio do Governo Federal, mas mesmo assim, estamos conseguindo manter rigorosamente a folha de pessoal em dia. Ainda quero lembrar, que no ano de 2015 tivemos 9 FPM do dia 10 zerados, isto quer dizer que os recursos enviados pelo Governo Federal não deram sequer para pagar o INSS da Prefeitura, dificultando até o repasse do duodécimo da Câmara”, comenta Olga.

Olga ainda enumerou todas as ações realizadas pelo governo do povo no ano de 2015, destacando que na Educação e Saúde, o total da receita líquida investida pelo município foi, respectivamente, de 25,87% e 24,77%. Dentre as ações estão à conclusão do Centro Infantil Margarida Fernandes, as melhorias na infraestrutura de todas as escolas da rede municipal,o pagamento integral do piso nacional do magistério, que exige um grande esforço por parte da gestão mediante a redução dos recursos, como também, os mais de 70 mil atendimentos realizados pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família, incluídos os agentes comunitários de saúde. Outros pontos na saúde destacado pela gestora foram as mais de 5 mil consultas médicas com especialistas e os mais de 8.600 atendimentos na Unidade Mista de Saúde.

Na parte de infraestrutura, a gestora citou a conclusão da reforma onde funcionará a Unidade Básica da COHAB, a entrega das quadras poliesportivas do sítio Canto e da COHAB, a 1ª etapa da urbanização da Lagoa do Rosário, as unidades habitacionais do conjunto Manoel Barreto, as reformas das Unidades Básicas de Saúde de Salva-Vidas e Lagoa Nova, e a Academia da Saúde. Obras em andamento também foram citadas como a 2ª etapa da Lagoa do Rosário, a Praça de Eventos, as Passagens Molhadas do sertão, as quadras poliesportivas de Salva-Vidas e Poção, a Urbanização dos Canteiros do Jacu e da Praça de Lagoa Nova, e a finalização do Pórtico Turístico da RN 117. 

A Chefe do Executivo Municipal ainda citou várias obras que serão iniciadas, dentre elas: os Calçamentos dos Bobores 1 e 2, Lamarão, Volta da Lagoa, Clementes, Des. Hemetério, Rua dos Pinheiros, Rua Maestro Antônio Cabrinha, Ruas Projetadas 1,2,3 e 4 do Pau Moído, Rabo da Gata e Rua do Retalho, além da obra de construção do segundo pórtico turístico na saída para Serrinha dos Pintos, a construção de quadra poliesportiva na Escola Aninha Leite, e as obras de recuperação do Edifício Pax.

Em se tratando da nova frota de transportes, a Prefeita citou a compra de 01 microônibus 0 km, modelo Ducato, para a Educação, 02 FIATS Pálio 0 km, para a atenção básica (Saúde), 01 FIAT Pálio 0 km, para a Assistência Social, além de um carro para o Conselho Tutelar, através de emenda parlamentar.

A prefeita finalizou seu discurso dizendo que o trabalho em prol da cidade e dos martinenses irá continuar. “Meus conterrâneos e amigos, o nosso trabalho vai continuar, por que sinto a emoção e o bem querer do nosso povo, no contato do dia a dia, na aprovação de nossas políticas, e, além disso, tenho a fé, instrumento necessário para continuar a batalha que nos foi delegada”, finaliza Olga.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário